Cadela tem 25 filhos e morre após o parto
Foram 17 machos e oito fêmeas. Jade, como era chamada a cadela, já não conseguia andar três semanas antes do parto. A tutora do animal, Bisamor Ferreira, contou as dificuldades de lidar com o animal. “Na hora do parto foi preciso quatro homens para carregá-la, pois nem rastejar ela conseguia mais”.
O mecânico, que dava água e comida na boca da cadela desde o dia anterior, contou que não foi possível realizar parto normal e teve de levá-la às pressas para a clínica.
A médica veterinária Claudia Inês Frota Chadud disse que Jade estava com mais de 70 quilos. “Quase não acreditei quando a vi deitada gemendo”, afirmou Claudia.
A médica informou que o normal para um cão é gerar aproximadamente 16 filhotes, no caso de um animal de porte grande. E acredita que a cadela já deveria estar sofrendo há alguns dias com a gravidez. O prazo médio de gestação dos cães é de nove semanas.
Dos 25, 11 filhotes ainda estão vivos e são alimentados com vitaminas, cálcio. A médica não soube explicar com certeza o fenômeno.
A médica acrescentou que uma cadela, geralmente, tem um período de fertilidade de aproximadamente três dias. Um dos motivos pode ter sido o macho ter copulado várias vezes em Jade nesse período.
A tutora registrou o parto para enviar para o Guiness, o livro dos recordes.
Com informações do UOL
Nota da Redação: A cadela sofreu bastante durante a gravidez e morreu sofrendo no parto. Triste. O que nos choca é que no meio de tanta dor e sofrimento, passados pela pobre cadela, a “tutora” está apenas ocupada em divulgar o caso para o mundo. Ela registrou todo o procedimento e vai inscrever a cadela no Guinness Book, o livro dos recordes, para desbancar o maior parto já feito em um cão, com 23 filhotes, divulgado no ano passado, na Alemanha. Algo fútil diante de vidas perdidas. Os animais não são fábricas, é preciso ter responsabilidade. Sentimos muito pela Jade e seus filhotes.
Fonte: ANDA