.

.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Final muito triste!

Cadela tem 25 filhos e morre após o parto


A cadela e 14 filhotes morreram após o parto. Foto: reprodução UOL

Uma cadela da raça fila brasileiro deu à luz, no último sábado (27), no Brasil, a 25 filhotes em uma clínica veterinária da cidade, mas não resistiu e morreu logo depois do procedimento, que durou cerca de duas horas.
Foram 17 machos e oito fêmeas. Jade, como era chamada a cadela, já não conseguia andar três semanas antes do parto. A tutora do animal, Bisamor Ferreira, contou as dificuldades de lidar com o animal. “Na hora do parto foi preciso quatro homens para carregá-la, pois nem rastejar ela conseguia mais”.
O mecânico, que dava água e comida na boca da cadela desde o dia anterior, contou que não foi possível realizar parto normal e teve de levá-la às pressas para a clínica.
A médica veterinária Claudia Inês Frota Chadud disse que Jade estava com mais de 70 quilos. “Quase não acreditei quando a vi deitada gemendo”, afirmou Claudia.
A médica informou que o normal para um cão é gerar aproximadamente 16 filhotes, no caso de um animal de porte grande. E acredita que a cadela já deveria estar sofrendo há alguns dias com a gravidez. O prazo médio de gestação dos cães é de nove semanas.
Dos 25, 11 filhotes ainda estão vivos e são alimentados com vitaminas, cálcio. A médica não soube explicar com certeza o fenômeno.
A médica acrescentou que uma cadela, geralmente, tem um período de fertilidade de aproximadamente três dias. Um dos motivos pode ter sido o macho ter copulado várias vezes em Jade nesse período.
A tutora registrou o parto para enviar para o Guiness, o livro dos recordes.
Com informações do UOL


Nota da Redação: A cadela sofreu bastante durante a gravidez e morreu sofrendo no parto. Triste. O que nos choca é que no meio de tanta dor e sofrimento, passados pela pobre cadela, a “tutora” está apenas ocupada em divulgar o caso para o mundo. Ela registrou todo o procedimento e vai inscrever a cadela no Guinness Book, o livro dos recordes, para desbancar o maior parto já feito em um cão, com 23 filhotes, divulgado no ano passado, na Alemanha. Algo fútil diante de vidas perdidas. Os animais não são fábricas, é preciso ter responsabilidade. Sentimos muito pela Jade e seus filhotes.

Fonte: ANDA

8 comentários:

  1. Peço imensa desculpa pelo meu comentário mas... CARAMBA! Será que a tal "tutora" não percebeu o estado da cadela durante a gravidez? Não a levou ao veterinário para saber como estava correndo a gestação? Há pouco tempo atrás, a minha prima teve a sua cadela grávida e, bem antes do nascimento dos filhotes, o veterinário previa (através de exames) que deveria ter 6 ou 7 filhotes. Nasceram 8. Agora a tal "tutora" está empenhada em participar no livro dos recordes?
    Lamento muito pela Jade e pelos filhotes mas acredito que a Jade está muito melhor agora.

    ResponderEliminar
  2. That poor mama dog! So sad... And that evil inhumane witch of a human! there's a special place in hell...

    Happy, Waggin' Tails, FUREVER!
    Stumpy and me

    ResponderEliminar
  3. Que pecadooo... que dona mais desnaturada ta loko...

    ResponderEliminar
  4. What a sad story! I hope the rest of the puppies make it!

    Bunny

    ResponderEliminar
  5. So sad but very well said. I hope the puppies are healthy enough to make it through the early months.

    ResponderEliminar